20ª edição da Anime Friends supera todos as expectativas
Olá novamente a todos os leitores da Anime United! Este ano tive o imenso prazer de poder ir a mais uma edição da Anime Friends, o principal evento da cultura asiática e otaku do país. Pude marcar presença no ano passado, mas não pude explorar tão bem como este ano, onde desfrutei de 2 dias inteiros na feira. E posso dizer que tivemos uma enorme evolução este ano!
Organização + Produtos
Gostaria de iniciar primeiramente meus agradecimentos para os principais responsáveis na organização e realização do evento. Sendo no local habitual de sempre na cidade de São Paulo, no Distrito Anhembi, o evento este ano estava muito bem definido e equilibrado nas localizações e atrações. Lembro de ano passado, existir confusão e até preparação das principais atrações no palco principal, na Cosplay Zone e até nas atrações. Este ano, todos estavam bem definidos, controlados, arrumados e com atendimentos a todo momento.
Por outro lado, não pude deixar de reparar na falta de alguns materiais e novidades na feira. A sensação que me passou foi que as atrações seguiram apostando nos principais nomes de sucesso do mercado, mas que faltou a ousadia de entregar ou pesquisar novos conteúdos de obras que estão recebendo destaque nos últimos tempos. Quando me refiro aos produtos, falo em roupas, mangas/light novels, manhua e manhwa, chaveiros, canecas, etc. Não tendo somente essa visão de jornalista e redator como estava no evento, mas como fã gostaria de ver maiores variações para fomentar ainda mais a cultura junto ao público. O risco é em dado momento ficar ainda mais repetitivo!
Atrações
Ano passado tivemos boas participações no evento, mas senti que este ano elas vieram com mais expectativas. No lado internacional, além da presença de convidados de séries e produções oriundas do Japão, temos sempre os artistas da músicas. Dentre os participantes, destaco os shows de Claris, Nano.Ripe e ALI, que bagunçaram o palco principal com músicas conhecidas do público, coreografias lindas e um show de luzes para ficar na recordação. Única decepção que senti foi na presença de Yuki Kaji, dublador das icônicas frases “Tatakae (Lute)” e “Sate Sate Sate” com uma entrevista extremamente restrita, cheia de limitações e pouca participação ativa de uma das vozes mais reconhecidas do mundo dos animes.
Trazendo um pouco do lado nacional, vários personagens já conhecidos do mercado novamente marcando presença forte para os fãs, como nossos amados dubladores Wendel Bezerra e Guilherme Briggs. Falando neles, tivemos vários encontros de dublagem no evento, trazendo como sempre a perspectiva, a responsabilidade, o prazer e a importância do trabalho deles para a animação, afinal sabemos que com a IA muito tem se discutido sobre o uso dela para dublagens e o assunto tem repercutido muito entre os envolvidos.
Arena Cosplay + Público
Impossível não falar do público sem mencionar cosplay. Mesmo com uma atração exclusivamente para os que estão competindo ou vivendo disso, o público também muito apaixonado por suas obras não deixa de homenagear os personagens. Devo dizer que este ano fiquei surpreso com a variedade de trajes e fantasias! Desde os mais veteranos até os pequenos faziam uso de alguma fantasia.
No entanto, o mais surpreendente foi o que já mencionei acima na coluna “Organização + Produtos”. Para exemplificar melhor sobre o assunto, vou reportar alguns exemplos: uma das obras mais recentes lançadas este ano, Dungeon Meshi (Netflix) já trouxe muito impacto com várias Marcilles devidamente customizadas, acompanhas de um Senshi barbudão. Outro que teve sua primeira temporada em abril e foi finalizada poucas semanas antes do evento, Wind Breaker já encantou os fãs com costumes da escola Seiren e nossos protagonistas principais.
São estes os dois grandes exemplos que justificam um pouco do que mencionei anteriormente. Duas obras recém populares e chegadas no mercado e apesar disso, pouco material de divulgação ou produtos delas. Ainda fica uma dominância de My Hero Academia, Jujutsu Kaisen, Demon Slayer, Frieren, One Piece, Naruto/Boruto, Attack on Titan pela força dos fãs. Contudo, muitas já estão caminhando para um final e outras já foram finalizadas, portanto hora de justamente abraçar os novos modelos que a cultura está trazendo para nós os fãs.
Público
Em todos os dias do evento vimos um público animado com todas as atrações. Desde os pequenos que estão conhecendo sobre a cultura, até os mais veteranos que continuam sendo fiéis fãs das obras, o que temos é uma expressão enorme da cultura para todas as idades. O Anime Friends tem cada vez mais crescido e atraído pessoas de todo o país e claramente ampliado seu repertório de convidados tanto nacionais quanto internacionais para continuar demonstrando sua força e impacto.
2024 foi uma edição superior que 2023 e agora nos resta aguardar o ano de 2025, com as datas já confirmadas para os dias 3,4,5 e 6 de julho. Até lá, ainda temos muito chão, mas já ficamos na espera e nos desejos do que podemos esperar e torcer que venha para nosso amado evento.
Publicar comentário