Personagens de anime que inspiram um estilo de vida minimalista: o que a Geração Z pode aprender?
Adotar um estilo de vida minimalista também diz respeito a nossa relação com o mundo digital. Confira alguns animes que podem te inspirar a curtir o que a vida tem a oferecer além das telas.
Nos últimos anos, o minimalismo surgiu como uma tendência popular entre as gerações mais jovens, especialmente a Geração Z, também chamada de “zoomer”, que é composta por quem nasceu entre os anos de 1997 e 2012). Esse interesse em adotar um estilo de vida que preza pelo equilíbrio, simplicidade e consumo consciente também se estendeu para o mundo digital.
Como revelou uma pesquisa realizada pela ExpressVPN com mais de 4 mil entrevistados pertencentes às gerações Z, Y, X e baby boomer, 46% dos participantes da geração Z adotam medidas para limitar seu tempo de uso de tela.
Além disso, os “zoomers” são os menos confortáveis com seu uso atual de dispositivos, com apenas 14% afirmando que não veem necessidade de diminuir o tempo de tela. Esse índice é significativamente maior nas gerações anteriores: 17% entre os Millennials, 24% na Geração X e 35% entre os Baby Boomers.
Se você faz parte da população que gostaria de reduzir seu tempo de tela, saiba que há uma série de medidas que podem ser tomadas para ter uma relação mais saudável com o meio digital e que, nos animes, existem diversos personagens que incorporam estilos de vida minimalistas, oferecendo à geração Z lições valiosas sobre como viver vidas mais equilibradas e intencionais.
Minimalismo digital: o que é, princípios e dicas
O termo “minimalismo digital” foi criado pelo escritor e professor de Ciência Computação Calvin C. Newport. Trata-se de uma filosofia de uso da internet centrada na escolha de interagir com o meio digital de maneira intencional. Isso significa não estar conectado o tempo todo, mas sim saber escolher quais ferramentas digitais vão, de fato, trazer melhorias para o dia a dia.
Adotar uma postura de minimalismo digital é optar por qualidade ao invés de quantidade sem abrir mão completamente da tecnologia. Em outras palavras, é sobre maximizar os benefícios do uso digital, minimizando as distrações e os excessos.
Princípios do minimalismo digital
Em seu livro, “Minimalismo digital: para uma vida profunda em um mundo superficial”, Newport apresenta três princípios básicos da filosofia minimalista de uso da internet. São eles:
- A bagunça custa caro: usar várias ferramentas digitais ao mesmo tempo pode gerar estresse e confusão mental. Reduzir o número para apenas o necessário auxilia a criar uma experiência digital mais tranquila e organizada.
- A otimização é essencial: não basta apenas diminuir o número de ferramentas, é necessário também otimizar como as utilizamos. Isso inclui reservar horários específicos para verificar e-mails, usar aplicativos de gerenciamento de tempo e definir limites claros para o uso de tecnologias.
- A consciência traz satisfação: sempre avaliar regularmente os hábitos digitais para assegurar que eles estão alinhados com o que realmente importa.
Dicas para melhorar sua relação com a tecnologia
Ao explorar os achados da pesquisa citada acima, o artigo também compartilha algumas dicas para quem deseja colocar tais princípios em prática, confira:
- Faça uma dieta digital: consuma apenas conteúdos “nutritivos” e elimine as “besteiras”. Ou seja, utilize apenas serviços e aplicativos que realmente aprimoram sua qualidade de vida, e diga adeus aos que não agregam valor.
- Corte as distrações: use ferramentas que filtrem anúncios para navegar com mais segurança e menos distrações.
- Aproveite atividades livres de tecnologia: planeje passeios e atividades que não envolvam o uso de telas, como visitar museus, fazer caminhadas, entre outras práticas que promovem conexão com o mundo real.
- Avalie seu progresso: reserve um tempo mensal para refletir sobre seus hábitos digitais e identificar ajustes que podem ser feitos para manter o foco e evitar o uso excessivo de tecnologia.
- Saiba ficar de fora: Muitas pessoas permanecem conectadas por medo de ficar de fora das novidades, mas aprender a ficar de fora traz muitos benefícios. Valorize os momentos offline, vivenciando-os com liberdade, sem as constantes notificações e informações digitais.
Animes com personagens que vão te inspirar a ter uma vida mais pacífica e equilibrada fora das telas
Os animes estão repletos de personagens que nos inspiram, inclusive a realizar atividades livres de tecnologia — uma excelente maneira de adotar o minimalismo digital. Com isso em mente, recomendamos dois animes cujos protagonistas exemplificam como uma vida mais minimalista pode ser gratificante e recompensadora.
Serufu, de Do it yourself!!
Do It Yourself!! fornece um excelente exemplo de uma abordagem minimalista à vida, particularmente em seu foco em atividades sem tecnologia.
A história acompanha o dia a dia tranquilo e descontraído do clube de projetos práticos do tipo “faça você mesmo” de uma escola para meninas. A rotina das estudantes, enquanto se divertem e sentem a alegria de criar e criar algo com as próprias mãos, contrasta com a realidade da nossa sociedade obcecada por conveniências modernas.
Ao vermos a protagonista Serufu, uma garota sem preocupações e calma, e suas colegas de classe criando relações de amizade e amadurecendo à medida que passam os dias construindo móveis e criando arte a partir de matérias-primas, geralmente sem o uso de ferramentas digitais, percebemos que atividades conscientes e offline podem ser tão gratificantes do que distrações digitais.
Rin, de Laid-Back Camp
Outro anime que ilustra os princípios do minimalismo é Laid-Back Camp (Yuru Camp) cuja história segue um grupo de meninas que gostam de acampar em locais do interior do Japão, aproveitando ao ar livre e sem as distrações da tecnologia moderna.
Uma das protagonistas, Rin, costumava acampar sozinha, trazendo apenas o essencial e abraçando a tranquilidade da natureza. Seu equipamento de acampamento minimalista, que consiste em uma barraca, um saco de dormir e equipamentos básicos de cozinha, reflete seu desejo de vivenciar a natureza em sua forma mais pura. Ela nos faz refletir em como é possível encontrar paz na solidão e na simplicidade que o mundo digital não consegue oferecer.
Publicar comentário